O Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é o profissional que tem como objetivo preparar competências técnicas nas áreas de Análise e Programação de Sistemas de Informação e Bases de Dados e competências adicionais em Sistemas Operativos, Arquitetura de computadores e Redes de Dados.
Empresas de software ou fornecedoras de soluções informáticas;
Empresas com necessidade de suporte técnico nos sistemas informáticos (bases de dados, aplicações móveis, web, etc).
DESTINATÁRIOS
Alunos que tenham concluído o 3.º ciclo do ensino básico geral ou certificação legalmente equivalente;
Alunos com projetos de vida que desejem ingressar no mercado de trabalho;
Alunos que privilegiem as componentes de formação escolar, prática e profissionalizante, com espírito criativo e empreendedor e gosto pela novidade e as relaçãoes humanas.
EXPERIÊNCIA
Domínio de técnicas de programação e utilização de linguagens procedimentais e orientadas a objetos com o objetivo de desenvolvimento de aplicações web, desktop e móveis;
Analisar, modelar e implementar bases de dados;
Instalar, configurar e efetuar a manutenção de computadores, redes, sistemas operativos, periféricos e aplicações informáticas.
CERTIFICAÇÃO
A obtenção de um diploma de conclusão de nível secundário de educação (12.º ano);
Certificado de qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação.
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Continuar a formação e especialização profissionalizante em Portugal ou na União Europeia;
Prosseguir estudos superiores de curta duração no ensino politécnico, em cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), com certificação profissional de nível 5 (Técnico Superior Profissional), sem necessidade de realização de exames nacionais;
Prosseguir estudos superiores de caráter politécnico ou universitário, mediante a realização de exames de acesso à área de formação pretendida.